Autores: Andressa Alfonso Zytkuewisz | Caroline Fudihara Thiesen Lira | Júlia Martins Prudêncio | Leticia Reinaldo Franco
Junho, 2023
Olá Niceer's! vamos aprender um pouquinho sobre uma das diversas teorias da comunicação, o território sociocultural
A maioria de nós assume que, as palavras refletem o que realmente existe. correto? No entanto, os teóricos desse território sugerem que, o processo geralmente funciona ao contrário. Nossa visão da realidade é fortemente moldada pela linguagem que usamos.
A tradição sociocultural baseia-se em que, à medida que as pessoas falam, produzem e reproduzem a cultura
O linguista da Universidade de Chicago Edward Sapir e seu aluno Benjamin Lee Whorf foram pioneiros na tradição sociocultural. A hipótese Sapir-Whorf da relatividade linguística afirma que, a estrutura da linguagem de uma cultura molda o que as pessoas pensam e fazem.
“O mundo real é em grande parte construído inconscientemente sobre os hábitos de linguagem do grupo.”
Sua teoria da relatividade linguística contraria a suposição de que as palavras meramente agem como veículos neutros para transmitir significado. A linguagem realmente estrutura nossa percepção da realidade. Os teóricos socioculturais contemporâneos conferem ainda mais poder à linguagem. Eles afirmam que é por meio do processo de comunicação que
“a realidade é produzida, mantida, reparada e transformada.”
Ou, afirmado na voz ativa, as pessoas em conversação constroem seus próprios mundos sociais. Quando esses mundos colidem, a tradição sociocultural oferece ajuda para preencher a lacuna cultural que existe entre "nós" e "eles".
Teóricos
George Mead
“Para a psicologia social, o todo (sociedade) é anterior à parte (o indivíduo), não a parte ao todo; e a parte é explicada em termos do todo, não o todo em termos da parte ou partes” (Mead, 1934/1962:7).
James Taylor
Uma organização é um sistema de comunicação, que permite a amplas comunidades de seres humanos interagir e funcionar com um entendimento, suficientemente partilhado, de que podem levar a cabo o seu negócio através da constituição, pelo menos ilusória, de uma comunidade de interesses coerente. (Taylor, 1993, p. 104).
Elizabeth Van Every
“o ato pelo qual um ator se torna um agente para outro ator” (Taylor & Van Every, 2000, p. 250).
Território sociocultural + mídias
Vamos refletir de forma mais concreta o conteúdo dito acima?
Vamos pensar no usuário do TikTok. As músicas e "dancinhas" que viralizam em cada país, é produto direto do que aquele povo consome. A cultura de alguns países às vezes se sobressai, pois já estamos acostumados a importar essa cultura, como músicas dos EUA, por exemplo. No Brasil, as dancinhas que mais viralizam são de músicas brasileiras, seguidas por estadunidenses e algumas em espanhol.
Da uma olhada nesse ranking aqui que encontramos:
Por Gabriela Sarmento, g1 - Mais tocadas no TikTok:
plataforma lança resumo mensal com hits que estão bombando. 07/06/2023 Acesse o conteúdo na integra
clicando aqui.
Por exemplo, é bem raro uma música da França ou de Portugal viralizar aqui, pois nosso país não consome muito a cultura desses países. Assim como nos Estados Unidos, as músicas que viralizam, são com base na cultura deles.
Também podemos pensar em como mudamos nosso posicionamento de acordo com cada rede social. O que falamos, o que postamos e o que conversamos no instagram é diferente do twitter, por exemplo.
Charge Genildo Ronchi, virou meme nas redes sociais em 2021.
! Este conteúdo possui uma colaboração com o Blog MídiaNow e Multimorfose, clique para acessar o conteúdo do mesmo,
Very nice.e.tal. Parabéns. Caracterizam o sociocultural e fazem boa análise. Parabéns à Equipe.
Adorei!